DECLARAÇÃO DE PRÍNCÍPIOS DA REDE DE TROCAS SOLIDÁRIA

 FONTE:  REDE LATINOAMERICANA DE SOCIECONOMIA SOLIDÁRIA – REDLASES  MOEDA SOCIAL E DEMOCRACIA: MANUAL PARA COMPREENDER E FAZER

1. Nossa realização como seres humanos não necessita estar condicionada pelo dinheiro.

2. Não buscamos promover artigos e serviços, mas somente ajudar-nos mutuamente a alcançar um sentido de vida superior, mediante o trabalho, a compreensão e o intercâmbio justo.

3. Sustentamos que é possível substituir a competência estéril, o lucro e a especulação pela reciprocidade entre as pessoas.

4. Acreditamos que nossos atos, produtos e serviços podem responder a normas éticas e ecológicas, antes que aos ditados do mercado, do consumismo e da busca do lucro a curto prazo.

5. Os únicos requisitos para ser membro da Rede de Trocas Solidárias são assistir às reuniões do grupo, capacitar-se para ser produtor e consumidor de bens, serviços e saberes, nos padrões adotados por cada grupo e praticar permanentemente condutas de produzir com qualidade e praticar a ajuda mútua.

6. Sustentamos que cada membro é responsável por seus atos, produtos e serviços.

7. Consideramos que pertencer a um grupo não implica nenhum vínculo de dependência, pois a participação individual é livro e estendida a todos os grupos da Rede.

8. Sustentamos que não é necessário que os grupos se organizem formalmente, de modo estável, pois o caráter da rede implica na rotação permanente de papéis e funções.

9. Acreditamos que é possível combinar a autonomia dos grupos na gestão de seus assuntos internos, com a vigência dos princípios éticos fundamentais da Rede.

10. Consideramos recomendável que os integrantes não patrocinem ou apoiem como membros da Rede a uma causa alheia a ela, sem prévia consulta aos seus membros, para não nos desviarmos dos objetivos fundamentais que nos unem.

11. Sustentamos que o melhor exemplo a dar é nossa conduta no âmbito da Rede e em nossa vida fora dela. Guardamos confidencialidade sobre os assuntos privados e prudência no tratamento público dos temas da Rede que afetem o seu crescimento.

12. Acreditamos profundamente numa idéia de progresso como consequências do bem viver sustentável do maior número de pessoas do conjunto das sociedades.

13. Na Economia Solidária, nada se perde, nada se presenteia: tudo se valoriza, tudo se recicla, toda riqueza comum e todo lucro se distribui por igual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário